Secretaria de Saúde

Saúde Básica de Carmo-RJ promove mudanças em suas ações

Implantando mudanças significativas, as ações na Estratégia da Saúde da Família de Carmo se modernizam e coloca o cidadão mais próximo de um atendimento mais eficiente e organizado. De acordo com a coordenadora da Saúde Básica de Carmo, Lidya Ribeiro, algumas dessas ações merecem destaque, como é o caso do atendimento noturno nas unidades básicas de saúde do município. Segundo ela, muitos munícipes tinham dificuldade de acesso ao atendimento básico justamente por trabalharem no mesmo período de atendimento diurno. Com esta mudança, é possível o atendimento noturno desse trabalhador, de 15 em 15 dias, através de ações e acompanhamento dos agentes de saúde de cada localidade.

Outra medida importante é a informatização dos postos de saúde para a implantação do Prontuário Eletrônico (PE), onde todas as informações do usuário é digitalizada, tornando o atendimento mais preciso e organizado. Uma vez o usuário recebendo o atendimento médico, e tendo o devido acampamento pela Estratégia de Saúde, ele contará com a comodidade de receber seus medicamentos em casa, uma outra forma que a coordenação encontrou de se enquadrar à lei e ao mesmo tempo trazer mais conforto e dignidade aos que farão uso de tais medicamentos.

Ainda falando em adequequações legais, por determinação do Ministério Público, será implantado ainda este ano em todas as unidades de saúde do município, e valerá para todos os funcionários, inclusive médicos, o Ponto Digital (ou ponto eletrônico), o que manterá mais o profissional dentro das unidades, permitindo assim um atendimento mais eficaz.

Outra medida administrativa bem recebida pela população foi a erradicação das filas da madrugada no posto Marília Cecília (posto central). Agora, o primeiro atendimento acontece nas Estratégias de Saúde de cada localidade. Depois da devida avaliação, o paciente é referendado ao Posto Central para a continuidade daquele atendimento.

A Estratégia da Família de Carmo conseguiu também reativar vários programas como Hanseníase, tuberculose, AIDS, sífilis, hepatite, programa do tabagismo, contando com uma equipe completa de nutricionistas e psicólogos que têm feito um trabalho brilhante, com muitas adesões e resultados positivos.

A Coordenadora da Saúde Básica de Carmo, Lidya Ribeiro, destacou ainda o empenho de toda a equipe, bem da Secretaria de Saúde Renata e do próprio prefeito Cesar Ladeira pela liberdade e confiança nos trabalhos, e reafirmou que está aberta à criticas e sugestões, para que a população tenha assegurados seus diretos, traduzidos em um atendimento cada vez mais adequado à nossa realidade e necessidades.

_